Garçon devant un ordinateur.jpg
Hollie Little Pink Laptop.jpg
À propos • Aide • Le Livre d'or
Les lecteurs de Vikidia demandent des articles en plus. Voyez la liste d'articles à créer, et venez nous aider à les rédiger !

Vikidia:Sobre a Vikidia

Aller à la navigation Aller à la recherche

Wiki destina-se, majoritariamente, a leitores entre 8 e 13 anos de idade. Os colaboradores de outras faixas etárias também são bem-vindos. O sítio é independente da fundação Wikimédia, da qual depende Wikipédia.

Em alguns pontos:

  1. Vikidia é uma enciclopédia de língua francesa na Internet, livre e participativa, elaborada para e pelas crianças. É a única a reunir estas características.
  2. A Internet é útil para se encontrar informações e eventualmente trocá-las. Aqui, pode-se participar na construção, ajudar a melhorar o sítio, acrescentar fotografias e aprender pouco a pouco a servir-se dos instrumentos dos quais dispõem os participantes.
  3. Pode-se utilizar a Vikidia para preparar papéis ou exposições, mas também encontrar informações sobre o euro o também conhecer o peso do ar. Acrescentando informações, compreende-se melhor e aprimora-se o seu francês graças ao exercício.
  4. A Vikidia nunca está finalizada! Continua possível a todos corrigir, melhorar e acrescentar informações. Está como aquilo que o sítio torna-se sempre melhor.
  5. Pode, conjuntamente com as crianças da sua turma ou outra turma (e, por que não de outro país?), acrescentar informações sobre Vikidia. Fazendo-o, poderá comunicar-se com várias pessoas sobre este sítio.
  6. A Vikidia é elaborada para os seus leitores e pelos seus leitores. Mas, certamente, os professores podem ajudar! É escrita e pode ser lida por todos.
  7. Quanto mais crianças houver para ajudar, mais rapidamente a Vikidia tornar-se-á um super sítio com muitas informações valiosas e de qualidade.

Para quem ?

Vikidia é uma enciclopédia escrita para e (em parte) pelas crianças. É o que a diferencia da Wikipédia, a famosa enciclopédia dirigida aos adultos. Aqui, cada um pode participar com qualquer sua classe, em grupo ou individualmente (à condição que regista uma conta). As regras e a organização encontra-se bastante próximas das regras da Wikipédia.

A Vikidia é escrita para leitores de 8 a 13 anos. Todavia, isto não impede que possa ser utilizada por outros públicos, como os de Simples English Wikipedia. Adultos que têm dificuldades na aprendizagem, pessoas que estão aprendendo francês ou simplesmente que procuram uma apresentação simples de um assunto que não conhecem, podem abrir a sua conta. Cada um pode encontrar coisas e aprender aqui, haja vista que os artigos querem-se fáceis d' acessos mas também completos e informativos. Um artigo da Vikidia pode até mesmo servir como uma versão mais simples e sintetizada de um artigo da Wikipédia, se este for demasiadamente longo ou difícil!

Em todo caso, estas funções não são prioritárias se entrarem em concorrência com o objectivo primeiro: os leitores de 8 a 13 anos que devem ser a referência para a redacção dos artigos.

Por quem ?

A participação nesta wiki está aberta a todos, no respeito das suas regras. Para contribuir, pode-se abrir uma conta. Todavia, é possível realizar modificações sem inscrição prévia. Os editores e participantes à manutenção do sítio podem ser crianças da fracção da idade leitor, dos adolescentes ou os adultos, ou mesmo dos estudantes em francês língua estrangeira. O projecto tem contudo por objectivo favorecer a participação das crianças como contribuinte: a possibilidade de haver um papel activo pode ser muito atractivo para eles e ter um interesse pedagógico importante.

No entanto, é muito difícil e pouco fiável determinar a idade dos contribuinte. Aquilo poderia sobrecarregar pesado a gestão e do interesse seria incerto. Por conseguinte, ele não tem contas diferentes em função da idade dos contribuinte e este não é pedido aos contribuinte. Aquilo permite tornar as primeiras participações fáceis (não necessidade de justificar da sua idade e para um administrador verificá-lo). Se o risco é um desenvolvimento demasiado rápido dos artigos, quer-se bem tomá-lo!

O objectivo é bem criar uma enciclopédia : Vikidia não somente um espaço os exercícios escrita. Faz-se a aposta que estes dois objectivos podem ser procurados ao mesmo tempo. Saber que o seu trabalho de redacção é destinado a ser lido, melhorado e utilizado pode ser uma fonte de motivação. Além disso, as regras levadas a efeito para atingir o primeiro objectivo podem ser úteis ao segundo. Os adolescentes de 14/15 anos ou podem certamente sempre participar na redacção e mais aproveitar deste exercício.

Os participantes ao lançamento deste wiki são principalmente Wikipédianos que de antemão tivesse seguido, ou não, o projecto Wikipédia júnior. Mas, desde, doutros utilizadores vieram. A aposta está igualmente que o trabalho comum sobre as diferentes tarefas (redacção, manutenção, técnica, ortografia, verificação do conteúdo) por pessoas de perfis diversos pode ser interessante para cada um.

Vikidia em português

A Vikidia em português está funcionando, e atualmente, possui mais de 2.000 artigos. Veja o site aqui